domingo, 19 de dezembro de 2010

PICO







INFORMAÇÕES SOBRE A ILHA DO PICO
O Pico é uma ilha muito bonita a visitar. Se quiser pode ficar alojado na ilha do Faial, pois tem fácil acesso ao Pico, indo de barco - Cruzeiro do Canal - sendo a viagem de cerca de 30 minutos. Há várias viagens durante o dia.

A 2 de Julho de 2004, a Paisagem da Cultura da Vinha do Pico, nos famosos currais de pedra basáltica, foi elevada ao estatuto de Património Mundial pela UNESCO.


O Pico é a segunda maior ilha dos Açores, com uma área de cerca de 448 Km2, sendo a sua população de cerca de 15000 habitantes.


Olhando para o mapa da ilha, pode ver-se apenas uma estrada à sua volta que acompanha a linha costeira. A parte sudeste da ilha e ao longo da estrada tem muita vegetação o que por vezes torna difícil a observação da Natureza. Contudo, não deverá desistir, pois viajar em volta da ilha é muito bonito.


A natureza do Pico é dominada pela montanha com o mesmo nome e que é o ponto mais alto de Portugal com 2 351 metros de altitude.


Na vila das Lajes há o Museu da Baleia e em São Roque há uma Fábrica da Baleia transformada em Museu que são dignos de uma visita. À volta de toda a ilha também existem freguesias muito acolhedoras.
No regresso à vila da Madalena, siga pela estrada até ao cimo do Pico, isto significa que pode conduzir até 1 200 metros acima do nível do mar. A partir daqui só há mais cerca de 1 000 metros para chegar ao ponto mais alto.


Se decidir subir a montanha, terá que ter alguma experiência em escalada e também estar em boa forma e com saúde. As condições atmosféricas mudam rapidamente, o que lhe poderá causar problemas graves.


Contudo, desfrute da magnífica vista a cerca de 1 200 metros acima do nível do mar. Lá do alto em dias de bom tempo poderá ver as ilhas do Faial, São Jorge, Graciosa e Terceira.

Um passeio em volta da ilha com várias paragens pode facilmente ser feitao em 7 a 8 horas.


Se estiver na ilha Terceira ou São Miguel e quiser viajar até ao Faial, e não houver passagens aéreas disponíveis, poderá viajar até ao aeroporto do Pico e seguir de barco da vila da Madalena até ao Faial. O preço do táxi é acessível. A ilha do Pico é conhecida pelo seu bom vinho. Não há praias de areia.


Desta ilha há boas oportunidades de se ir observar baleias - "Whale Watching". A aproximação às baleias é, na verdade, deslumbrante e uma das mais espectaculares atracções turísticas dos Açores.

Desde há muitos anos e ainda recordado por muitos, o Pico é o centro de construção de barcos de pesca, botes baleeiros, barco a remos, lanchas e até mesmo de barcos modelo. Na pequena freguesia de Santo Amaro localizada na costa norte da ilha, ainda se continua a fabricar estes barcos usando os métodos tradicionais.


Nesta ilha fiquei alojado na vila das Lajes do Pico num pequeno T1 - Alojamento Belavista. O dono é muito simpático e fazia transfers gratuitos de e para a Madalena.


A partir de 2005 passou a haver ligações aéreas directas com o Continente (Aeroporto de Lisboa).

Sem comentários:

Enviar um comentário