domingo, 19 de dezembro de 2010

TERCEIRA











INFORMAÇÕES SOBRE A ILHA TERCEIRA

Depois de São Miguel e do Pico, a Terceira é a maior ilha dos Açores. A área da ilha Terceira é de cerca de 402 Km2 e a sua população é de cerca de 60 000 habitantes.
Nas Lajes, a 3 Km da Praia da Vitória, foi construído um aeroporto com três pistas, tendo a maior 3600 m de comprimento, e servindo, nas suas funções de aeroporto militar e civil, como um dos aeroportos internacionais do Arquipélago e sede do Comando da Zona Aérea dos Açores, da Base Aérea Nº 4, bem como de uma formação da Força Aérea Norte-Americana.
A maior cidade e capital desta ilha é Angra do Heroísmo. Há séculos que Angra é um ponto de paragem nas rotas entre a Europa, América e África, e o seu importante passado está reflectido, apesar dos danos causados pelo grande sismo de 1980, nas igrejas e mosteiros, na imponente Fortaleza de São João Baptista, na Sé-Catedral de torres gémeas (século XVI), ou nas grandes casas renascentistas de graciosas varandas. Por isso, Angra do Heroísmo, que já era Monumento Regional, foi declarada em 1983 pela UNESCO com "Património da Humanidade", o que revela a importância do seu valor histórico-cultural.
Angra é, sem dúvida, uma cidade a visitar com muitos hotéis, residenciais e restaurantes acessíveis a qualquer "bolso".

Se alugar um carro, esteja consciente do problema que é estacionar no centro de Angra do Heroísmo. Por isso, seria importante que o hotel onde ficar, tenha parque de estacionamento gratuito para hóspedes.

A segunda cidade mais importante da ilha Terceira é a Praia da Vitória onde há uma belíssima praia de areia branca, muitos e bons restaurantes e alojamento diversificado. Na minha opinião, é o local ideal para ficar alojado na ilha.

A natureza paisagística é linda e muito variada. O Algar do Carvão terá de ser visitado. Não muito longe do Algar do Carvão encontra-se a Serra de Santa Bárbara com 1021 metros de altitude e que é o ponto mais alto da ilha Terceira e que, sem dúvida, deverá ser visitada. Se o céu estiver claro, aproveite para lá ir de manhã porque a vista é deslumbrante.  De um modo geral é ventoso e frio, por isso leve roupa mais quente para quando estiver no cimo. Pode levar a viatura até lá.

Depois de uma visita à Serra de Santa Bárbara e ao Algar do Carvão, poderá almoçar na Reserva Florestal da Falca que fica por perto. Localiza-se na Freguesia de S. Bartolomeu, concelho de Angra do Heroísmo e tem uma área de 6 ha. O Viveiro da Falca é uma zona de plantio e viveiro de várias espécies de plantas, exóticas e comuns. para além das zonas de lazer e de merendas possui igualmente circuitos pedestres e de manutenção, bem como uma lagoa com muitos patos.

Na área da Serra da Ribeirinha terá oportunidade de ver uma magnífica paisagem verdejante. Mesmo ao sair de Angra do Heroísmo no caminho para a Praia da Vitória há sinalização em como chegar à "Serra da Ribeirinha".

À volta da ilha podem ver-se várias freguesias acolhedoras tais como Porto Judeu, Biscoitos, Ribeirinha, São Mateus e Terra Chã. Na freguesia dos Biscoitos poderá visitar o Museu do Vinho, onde verá como o vinho era feito antigamente. A entrada é grátis, a visita é guiada e poderá saborear o vinho. Também pode comprar o excelente vinho verdelho produzido na Terceira.

Não perca as famosas touradas à corda, o Miradouro da Serra do Cume com uma paisagem de cortar a respiração e uma visita ao Monte Brasil (paisagem protegida), em Angra do Heroísmo, que proporciona uma das mais belas paisagens da llha Terceira.


Nesta Ilha fiquei alojado na Quinta dos Figos - Turismo Rural - onde servem um pequeno almoço à base de compotas caseiras absolutamente fabuloso. Recomendo também o Restaurante "O Cachalote" em São Bento (Angra do Heroísmo).

Sem comentários:

Enviar um comentário