domingo, 19 de dezembro de 2010

GRACIOSA







INFORMAÇÕES SOBRE A ILHA GRACIOSA
A graciosidade é uma constante da paisagem, o que justifica o nome dado a esta ilha. É igualmente designada por Ilha Branca devido aos seus toponímicos, Pedras Brancas, Serra Branca, Barro Branco. Para mim, a Graciosa é uma das ilhas mais bonitas dos Açores, mas todas elas têm o seu encanto.

Em 2007, foi classificada pela Unesco, como Reserva da Biosfera, facto que a esmagadora maioria dos portugueses desconhece.

A Graciosa tem um clima ameno e um relevo suave com alguns montes que podem ser vistos à distância.

A área da Graciosa é de cerca de 61 Km2 e a sua população é de cerca de 5 000 habitantes. Se tiver tempo, poderá passar 2 ou 3 dias a descobrir a ilha.

A vila mais importante da ilha é Santa Cruz. O aeroporto tem cerca de 3 Km de comprimento e fica fora do centro da vila. Se viajar até à Graciosa por barco vindo da ilha Terceira, chegará à Praia (também conhecida como São Mateus, uma vila que no passado foi a mais importante da ilha).

A atracção mais interessante da ilha é, sem dúvida, a FURNA DO ENXOFRE. É um vulcão extinto com uma cratera através da qual se pode entrar e ir até ao fundo. Há muitos anos foi lá instalada uma torre com degraus interiores que nos leva até ao fundo com algum conforto. Aqui existe um maravilhoso lago fundo. A abertura ao cimo da cratera é pequena, o que torna a vista ainda mais atraente.

Na minha opinião esta atracção é uma visita obrigatória. Pode conduzir até à entrada da cratera e a melhor hora para a visita será entre as 11h00 e as 14h00.

Alugar uma viatura na Graciosa pode tornar-se bastante difícil, especialmente na época do Verão. Existem autocarros que o podem transportar em toda a ilha, mas apenas em certas horas do dia. Deverá dirigir-se à delegação de Turismo e solicitar informações.

Sugiro que alugue um carro por 2 dias, se não conseguir é muito fácil pedir e obter uma boleia.

No Carapacho há as TERMAS DO CARAPACHO, onde poderá receber um tratamento de águas medicinais que poderá ajudar a tratar o reumatismo e doenças de pele.

O farol situado no Carapacho oferece ao visitante uma vista deslumbrante das ilhas Terceira, São Jorge, Pico e Faial.

O Monte de Nossa Senhora da Ajuda é o ponto mais alto à volta de Santa Cruz com uma vista deslumbrante sobre Santa Cruz e arredores.

Fora de Santa Cruz e no sentido do aeroporto há uma moderna piscina. Existem também ao longo da ilha várias zonas balneares bastante agradáveis. A temperatura da água do mar no Verão ronda os 23/24ºC.

Há poucas residenciais na Graciosa e apenas 1 Hotel. Durante alguns períodos, é muito difícil alugar um quarto. Uma alternativa será alugar um apartamento e até talvez possa ser mais barato do que as residenciais.

Há dois restaurantes na ilha que gostaria de sugerir: O Gofinho (também conhecido por “Dolphin”) que fica no Carapacho e o Toma-Lá-Dá-Cá que fica na Praia.

Em Santa Cruz há uma excelente praça de toiros. Em ocasiões especiais há a tourada de praça e também tourada à corda em algumas freguesias da ilha. Enquanto estiver na Graciosa não perca a oportunidade de ver uma tourada. É excitante e junta muitas pessoas de toda a ilha.

O que mais gostei foi de nadar junto ao Ilhéu da Baleia, assim denominado por se assemelhar a um gigantesco cetáceo ancorado à beira-mar.
































Sem comentários:

Enviar um comentário